O Projeto
Aprendizagem e inclusão
digital: Novas práticas
Prof.
Bruno Amaral Alves de Oliveira (História)
Prof.
Gustavo Orsati Rodrigues (Matemática)
A
escola
Situada no Jardim Patente, em São Paulo, a EE
Professor Astrogildo Silva conta com turmas do ensino fundamental (1º a 9º ano)
e EJA de Ensino Médio. Tem seu público formado por alunos da periferia do
Sacomã, com destaque para São João Clímaco e a comunidade de Heliópolis. Conta
com cerca de 800 alunos.
Conteúdos
trabalhados
São trabalhados os conteúdos previstos no
Currículo do Estado de São Paulo para os anos finais do ensino fundamental e
ensino médio, nas disciplinas de História e Matemática
Justificativa
A sociedade
atual pede que o sujeito seja inserido no mundo das TIC’s. Entendendo que a
escola deve estar na vanguarda desse processo, utilizamo-nos desse projeto como
instrumento para que o aluno chegue ao aprendizado e tenha cada vez mais
contato com as tecnologias, que já estão presentes em diversos campos da
sociedade, podendo também apresentar-se como um facilitador da aprendizagem.
Objetivos
O presente projeto tem por objetivo fazer com
que o aluno se interesse pelos estudos, tenha cada vez mais a prática da
pesquisa, buscando fomentar a busca pelo conhecimento, utilizando como aliado
para tal tarefa o mundo da web, e as ferramentas que esse pode oferecer. É
também objetivo desse projeto aproximar professores, alunos e a tecnologia no
processo de aprendizagem, mostrando que professores e tecnologia
(principalmente os smartphones) não são inimigos no ambiente de aula.
Para tanto, desenvolvemos atividades on-line, através
da plataforma Google Suite – com o aplicativo Formulários – e oferecemos acesso ao alunado, através de
páginas no blogger e também de páginas e grupos no Facebook, criando assim
salas de aula online, que ampliam o espaço de atuação do professor.
Estrutura
A execução deste projeto exige acesso à
internet, para professores e alunos, sendo imprescindível a disponibilidade da
sala de informática e dos equipamentos da sala dos professores.
Metodologia
e desenvolvimento
A ideia inicial foi dar um uso à sala de
informática da U.E., que até então estava desativada. A partir do contato com
as ferramentas do Google Suite iniciamos o desenvolvimento de atividades que
seriam disponibilizadas online, dando uso então ao espaço da escola que estava
sem uso e disponibilizando um novo modo de contato aluno/ conhecimento, agora
através da web.
Passamos então a desenvolver roteiros a partir
do Google formulários e demais ferramentas do Google Suite, disponibilizando as
mesmas a partir de Blogs, páginas e grupos no Facebook criados por nós
professores. Para melhor entendimento apresentamos os tópicos abaixo:
Fases
de desenvolvimento:
Fase 1: Criação das atividades online
Fase 2: Criação dos Blogs dos professores –
ambientes de sala de aula online
Fase 3: Criação de Páginas/ Grupos no Facebook
para interação/ envio de conteúdos para as classes – ambiente de sala de aula
online
Fase 4: Criação de aplicativo para download
nos celulares, visando reunir as páginas dos professores participantes do
projeto
Fase 5: Criação de tutoriais/ vídeo aulas para
disponibilização aos alunos (em desenvolvimento)
Avaliação
As atividades e participação/ interação nos
grupos online se configuram como avaliação dos alunos. As ferramentas do Google
Suite possibilitam monitoramento do rendimento dos alunos nas diversas
atividades propostas, possibilitando acompanhamento detalhado do processo de
aprendizagem, e possível replanejamento do plano de trabalho.
Resultados
observados até o momento
Uso da Sala de informática da U.E., até então
desativada, inclusive com doações da comunidade para que o espaço fosse revitalizado
(doações por exemplo de roteadores de rede)
Mudança do modo como professores e alunos veem
o uso do celular em sala de aula
Maior interesse do alunado a partir da
ampliação das estratégias docentes
Aumento do rendimento do alunado nas disciplinas
em que o projeto é aplicado
Aumento do rendimento do alunado nas
avaliações externas – SARESP
Auto
avaliação
Podemos viver um novo modo de atuar como
docentes. O presente projeto nos aprofundou na posição de mediadores do
conhecimento, já que é parte integrante do mesmo a pesquisa realizada pelo
alunado para a resolução das atividades, pesquisa essa realizada em um mundo,
que é a WEB. Assim sendo, não somos os únicos provedores de conteúdos para o
alunado, mas atuamos no sentido de encaminhar os conhecimentos obtidos através
da pesquisa.
No que se refere às atividades online nos
vemos também como desenvolvedores de material didático, o que enriquece o nosso
cotidiano docente, já que necessitamos de atualização nos conteúdos em nossas
disciplinas, bem como atualização na área da informática.
O presente projeto possibilitou-nos também ver
como a atuação docente é múltipla, ao passo em que não atuamos apenas como
docentes de história ou matemática, mas também como instrutores de informática,
instrutores de uso de celular, entre outros.
Mais
sobre o projeto:
Acesso
às atividades/ conteúdos:
Aplicativo Astrogildo Online:
Apresentação de slides sobre o Projeto:
Apresentação
do Projeto no Fórum de Educação da D.E.R. Centro-Sul
Playlist
tutoriais para professores
O
projeto na Mídia:
TV
Cultura
https://drive.google.com/file/d/1qs57dNITF3qmRGnuy-Iw0YUa1iOXsnOt/view?usp=sharing
Reportagem da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo
Reportagem da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo
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