O Projeto

Aprendizagem e inclusão digital: Novas práticas

Prof. Bruno Amaral Alves de Oliveira (História)

Prof. Gustavo Orsati Rodrigues (Matemática)

A escola

Situada no Jardim Patente, em São Paulo, a EE Professor Astrogildo Silva conta com turmas do ensino fundamental (1º a 9º ano) e EJA de Ensino Médio. Tem seu público formado por alunos da periferia do Sacomã, com destaque para São João Clímaco e a comunidade de Heliópolis. Conta com cerca de 800 alunos.

Conteúdos trabalhados
São trabalhados os conteúdos previstos no Currículo do Estado de São Paulo para os anos finais do ensino fundamental e ensino médio, nas disciplinas de História e Matemática

Justificativa
A sociedade atual pede que o sujeito seja inserido no mundo das TIC’s. Entendendo que a escola deve estar na vanguarda desse processo, utilizamo-nos desse projeto como instrumento para que o aluno chegue ao aprendizado e tenha cada vez mais contato com as tecnologias, que já estão presentes em diversos campos da sociedade, podendo também apresentar-se como um facilitador da aprendizagem.


Objetivos
O presente projeto tem por objetivo fazer com que o aluno se interesse pelos estudos, tenha cada vez mais a prática da pesquisa, buscando fomentar a busca pelo conhecimento, utilizando como aliado para tal tarefa o mundo da web, e as ferramentas que esse pode oferecer. É também objetivo desse projeto aproximar professores, alunos e a tecnologia no processo de aprendizagem, mostrando que professores e tecnologia (principalmente os smartphones) não são inimigos no ambiente de aula.
Para tanto, desenvolvemos atividades on-line, através da plataforma Google Suite – com o aplicativo Formulários –  e oferecemos acesso ao alunado, através de páginas no blogger e também de páginas e grupos no Facebook, criando assim salas de aula online, que ampliam o espaço de atuação do professor.

Estrutura
A execução deste projeto exige acesso à internet, para professores e alunos, sendo imprescindível a disponibilidade da sala de informática e dos equipamentos da sala dos professores.

Metodologia e desenvolvimento
A ideia inicial foi dar um uso à sala de informática da U.E., que até então estava desativada. A partir do contato com as ferramentas do Google Suite iniciamos o desenvolvimento de atividades que seriam disponibilizadas online, dando uso então ao espaço da escola que estava sem uso e disponibilizando um novo modo de contato aluno/ conhecimento, agora através da web.
Passamos então a desenvolver roteiros a partir do Google formulários e demais ferramentas do Google Suite, disponibilizando as mesmas a partir de Blogs, páginas e grupos no Facebook criados por nós professores. Para melhor entendimento apresentamos os tópicos abaixo:

Fases de desenvolvimento:
Fase 1: Criação das atividades online
Fase 2: Criação dos Blogs dos professores – ambientes de sala de aula online
Fase 3: Criação de Páginas/ Grupos no Facebook para interação/ envio de conteúdos para as classes – ambiente de sala de aula online
Fase 4: Criação de aplicativo para download nos celulares, visando reunir as páginas dos professores participantes do projeto
Fase 5: Criação de tutoriais/ vídeo aulas para disponibilização aos alunos (em desenvolvimento)

Avaliação
As atividades e participação/ interação nos grupos online se configuram como avaliação dos alunos. As ferramentas do Google Suite possibilitam monitoramento do rendimento dos alunos nas diversas atividades propostas, possibilitando acompanhamento detalhado do processo de aprendizagem, e possível replanejamento do plano de trabalho.

Resultados observados até o momento
Uso da Sala de informática da U.E., até então desativada, inclusive com doações da comunidade para que o espaço fosse revitalizado (doações por exemplo de roteadores de rede)
Mudança do modo como professores e alunos veem o uso do celular em sala de aula
Maior interesse do alunado a partir da ampliação das estratégias docentes
Aumento do rendimento do alunado nas disciplinas em que o projeto é aplicado
Aumento do rendimento do alunado nas avaliações externas – SARESP

Auto avaliação
Podemos viver um novo modo de atuar como docentes. O presente projeto nos aprofundou na posição de mediadores do conhecimento, já que é parte integrante do mesmo a pesquisa realizada pelo alunado para a resolução das atividades, pesquisa essa realizada em um mundo, que é a WEB. Assim sendo, não somos os únicos provedores de conteúdos para o alunado, mas atuamos no sentido de encaminhar os conhecimentos obtidos através da pesquisa.
No que se refere às atividades online nos vemos também como desenvolvedores de material didático, o que enriquece o nosso cotidiano docente, já que necessitamos de atualização nos conteúdos em nossas disciplinas, bem como atualização na área da informática.
O presente projeto possibilitou-nos também ver como a atuação docente é múltipla, ao passo em que não atuamos apenas como docentes de história ou matemática, mas também como instrutores de informática, instrutores de uso de celular, entre outros.

Mais sobre o projeto:
Acesso às atividades/ conteúdos:

Aplicativo Astrogildo Online:

Apresentação de slides sobre o Projeto:


Apresentação do Projeto no Fórum de Educação da D.E.R. Centro-Sul


Playlist tutoriais para professores

O projeto na Mídia:
TV Cultura



Reportagem no Diário Oficial
https://drive.google.com/file/d/1qs57dNITF3qmRGnuy-Iw0YUa1iOXsnOt/view?usp=sharing

Reportagem da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo


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